A dificuldade para se encontrar um Plano de Saúde para recém-nascidos
Quem teve seu filho recentemente e foi pesquisar um Plano de Saúde, encontrou com uma dificuldade imensa de se encontrar vasta opções de operadoras para poder analisar e escolher uma.
No último ano, grande parte das operadoras de Planos de Saúde suspenderam a sua comercialização para recém-nascidos em Planos Individuais.
Grandes operadoras, as mais conhecidas, impuseram uma idade mínima para contratação, ou pararam totalmente de comercializar esta modalidade de Plano.
Este limite de idade pode ser 4 anos, 6 anos ou até 18 anos. Significa que precisa ter ao menos esta idade para poder contratar o Plano de maneira Individual.
As operadoras têm se justificado dizendo que estas medidas foram tomadas devido ao grande aumento da sinistralidade destes Planos, principalmente com o grande aumento dos diagnósticos de autismo, aumento da utilização para terapias e com as mudanças nas regras de interpretação do Rol da ANS, que aconteceu em 2022.
Estes movimentos fizeram as operadoras tomarem esta decisão, abrindo mão de uma grande fatia de consumidores, com o objetivo de ter um equilíbrio em suas contas.
Contudo, ainda é possível encontrar boas opções, com variedade de preços, para você, que está procurando um Plano para seu filho, comparar e contratar.
Conversa com nosso time, temos acesso a todas estas opções e estamos a sua disposição para poder lhe apresentar o melhor Plano de Saúde para seu bebê.
FAQ: Plano de saúde para recém-nascidos
Por que é difícil encontrar plano de saúde para recém-nascidos?
Muitas operadoras suspenderam a venda de planos individuais para bebês, devido ao aumento da sinistralidade e mudanças nas regras da ANS.
Existe idade mínima para contratar um plano infantil?
Sim. Algumas operadoras só permitem a contratação a partir dos 4, 6 ou até 18 anos, dependendo da política de cada uma.
O que motivou as operadoras a restringirem esses planos?
O alto custo com terapias, aumento de diagnósticos como o autismo e novas regras da ANS impactaram o equilíbrio financeiro dos planos.
Ainda é possível contratar um plano para recém-nascido?
Sim, mas é necessário pesquisar com cuidado. Existem opções disponíveis, com diferentes coberturas e preços, mesmo que mais limitadas.
Os planos para recém-nascidos são mais caros?
Nem sempre. Mas por causa do perfil de uso mais intenso, os custos podem ser mais elevados em algumas operadoras e modalidades.
Posso incluir meu bebê em um plano empresarial?
Pode, se você tiver acesso a um plano empresarial ou por adesão que permita dependentes, essa pode ser uma boa alternativa.