Porque migrar de Operadora de Plano de Saúde?
A migração de operadora tem sido a melhor saída para as pessoas que estão pagando caro em seu Plano atual e desejam uma redução de custos.
Porém, essa troca gera também uma insegurança por parte das pessoas. Elas ficam inseguras em relação a como será feita a troca e se poderá manter os atendimentos que possuem na Operadora atual.
Visando trazer mais segurança a todos, no Post de hoje vamos trazer algumas pontos muito importantes em relação a migração de operadora. São eles:
Carência ao migrar de Operadora do seu Plano
– Você conseguirá ter o aproveitamento das suas carências, porém…
Para ter o aproveitamento das carências do seu Plano de Saúde é preciso ter o tempo mínimo na operadora atual, normalmente 1 ano de Plano anterior, e seu Plano atual deve ser congênere, do mesmo patamar, para a operadora a qual está se mudando.
Migrar de Operadora durante tratamento médico
– Se você estiver em tratamento médico, cuidado…
Na contratação de seu novo Plano, você irá preencher a Declaração de Saúde novamente. Nela, deverá falar seu histórico de saúde e citar todo tratamento que possa estar fazendo. A nova operadora poderá aplicar uma carência de Doença Pré-existente para o problema citado. Essa carência é de 24 meses para o problema em questão.
Nós já falamos aqui de Quando você NÃO deve trocar de Plano de Saúde
Multa ao trocar de Plano de Saúde
– Você pode trocar a qualquer momento, mas cuidado quanto ao tempo em seu Plano atual…
Se você tiver menos de 1 ano de Plano atual, você poderá sofrer a cobrança de uma multa por quebra de contrato, caso o seu Plano seja Empresarial ou Individual. Se for um Plano Coletivo por Adesão, não terá a cobrança desta multa.
Aviso Prévio em Plano empresarial
– Se o seu Plano for empresarial, fique atento ao Aviso Prévio…
Planos Empresariais possuem um Aviso Prévio de 60 dias. Significa que após pedir o cancelamento do Plano, terá que aguardar 60 dias para ele se efetivar. Não é feito de maneira imediata. Caso já queira trocar o Plano o quanto antes, fique atento a esta data.
Estes são pontos fundamentais que precisa estar atento quanto a migração.
E se ainda tiver dúvida, converse com nosso time. Estamos sempre à sua disposição.
FAQ: Migração de operadora de Planos de Saúde
Posso migrar de operadora a qualquer momento?
Sim, mas é importante checar se há fidelidade mínima no seu contrato. Em planos empresariais ou individuais, pode haver multa se sair antes de 1 ano.
Vou perder as carências ao mudar de operadora?
Se você tiver mais de 1 ano no plano atual e o novo plano for equivalente, é possível aproveitar as carências. Cada caso precisa ser analisado com atenção.
Posso mudar de plano se estiver em tratamento médico?
Pode, mas é preciso cuidado. A nova operadora pode aplicar carência de 24 meses para a condição em tratamento, por ser considerada pré-existente.
Preciso avisar a operadora atual antes de sair?
Sim, principalmente em planos empresariais. Nesses casos, há um aviso prévio de 60 dias após o pedido de cancelamento, com cobrança nesse período.
Existe multa para cancelar meu plano atual?
Em planos empresariais ou individuais com menos de 12 meses, pode haver multa por quebra de contrato. Planos por adesão geralmente não aplicam multa.
É possível economizar migrando de operadora?
Sim! Muitos beneficiários conseguem manter ou até melhorar sua rede credenciada pagando menos. Mas é importante avaliar tudo com cuidado.