Quando são os Reajustes dos Planos de Saúde

Parte essencial na tomada de decisão no momento de se contratar um Plano de Saúde, os Reajustes é de suma importância que todo beneficiário saiba quando acontace o seu reajuste. Cada modalidade possui sua particularidade quanto ao momento em que o reajuste é aplicado e a forma como é calculado.

Todos os Planos de Saúde possuem dois tipos de Reajustes: Reajuste por Sinistralidade e Reajuste por Faixa Etária.

— Reajuste por Sinistralidade

Estes reajustes acontecem uma vez ao ano para os usuários de Planos de Saúde. O momento do ano em que é aplicado e seu percentual variará de acordo com a modalidade e a operadora contratada.

Reajuste por Sinistralidade nos Planos Individuais/Familiares

O reajuste acontece sempre no aniversário do contrato.

Seu percentual é determinado pela ANS, sendo igual em todos os Planos que trabalham nesta modalidade. A ANS determina uma vez ao ano o percentual que será aplicado para os contratos vigentes a partir daquela data. Este percentual varia entre 5% e 8%.


Reajuste por Sinistralidade nos Planos Coletivos por Adesão

O reajuste acontece em um mês fixo no ano, pré-determinado pela Administradora de Benefícios.

No ato da contratação do Plano, o cliente já está ciente de quando será o reajuste de seu Plano. Ex.: Se o cliente contrata um Plano em Maio, e o mês de reajuste desta Administradora de Benefícios é em Julho, ele já sofrerá este reajuste. Não importa se acabou de contratar o Plano. O período em que é aplicado o reajuste e o percentual, variam de cada Administradora, de Operadora e de Entidade de Classe. Entidades de Classe Fechadas tendem a ter um percentual menor do que Entidades de Classe Abertas. Os percentuais de reajustes destes Planos podem variar entre 10% e 25%.


Reajuste por Sinistralidade nos Planos PME’s

São planos de saúde por CNPJ de 02 a 99 vidas, o reajuste de sinistralidade nos planos PME acontecem no aniversário do contrato do Plano.

O percentual é determinado por cada operadora. As operadoras levam em conta o Pool de empresas para a aplicação deste reajuste. Isto significa que ela separar um grupo de empresas, normalmente pela época de contratação do Plano, e determina o mesmo percentual de reajuste para este grupo. A conta que é feita para chegar no percentual aplicado é a seguinte:

É somado toda a arrecadação deste contrato e dividida pelos gastos das apólices. Se os gastos forem menores do que 70% do arrecadado, é aplicado somente o percentual do índice VCMH em reajuste. Se os gastos forem acima dos 70% do arrecadado, é aplicado a diferença entre os 70% e o que foi encontrado, mais o índice VCMH.Eles procuram desta forma, com o Pool, equilibrar os custos entre as empresas e evitar um reajuste muito alto para uma empresa somente, e baixo para outra. Desta forma, procuram controlar a fidelidade dos contratos vigentes.


Reajuste por Sinistralidade nos Planos Empresariais

Para empresas acima de 99 vidas, o reajuste de sinistralidade acontece no aniversário do contrato do Plano de Saúde.

A conta para a aplicação do percentual é similar a dos Planos PME’s. A diferença é que não se leva em conta a arrecadação x gastos de um Pool de empresas. Leva-se em conta somente a conta da própria empresa que contratou o Plano.

Se os gastos com o plano empresarial forem menores do que 70% do arrecadado, é aplicado somente o percentual do índice VCMH em reajuste. Se os gastos forem acima dos 70% do arrecadado, é aplicado a diferença entre os 70% e o que foi encontrado, mais o índice VCMH.

— Reajustes por Faixa Etária

Os reajustes dos planos de saúde por Faixa Etária acontecem em todas as modalidades de Plano. Toda vez que um cliente mudar de faixa, ele recebe um percentual de aumento em sua mensalidade no mês de seu aniversário. As faixas etárias dos Planos de Saúde são as seguintes:

  • 00 a 18 anos;
  • 19 a 23 anos;
  • 24 a 28 anos;
  • 29 a 33 anos;
  • 34 a 38 anos;
  • 39 a 43 anos;
  • 44 a 48 anos;
  • 49 a 53 anos;
  • 54 a 58 anos;
  • +59 anos.

Ex.: Se um beneficiário tem 23 anos, e faz 24 anos no mês de Junho, ele receberá um reajuste no mês de seu aniversário.

Os percentuais de reajuste são determinados por cada operadora. A única regra da ANS é que o preço da última faixa (+59) poderá ser, no máximo, seis vezes maior que o preço da faixa inicial (0 a 18 anos).
Quando se completa os 59 anos, não há mais reajuste por faixa etária.

Reajuste por faixa etária nos Planos Empresariais

Os Planos Empresariais, que possuem mais de 99 vidas, e possuem seus preços iguais, não importando a idade, não possuem reajuste por faixa etária. Todos os demais, possuem.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo desta semana e procuraremos trazer sempre ricas informações para nossos parceiros.

E toda dúvida que tiver, conte sempre com nossa equipe.

Um forte abraço!

A Corretora de Seguros mais bem avaliada do mercado. Solicite já sua cotação de Plano de Saúde 👇🏻
Muito prazer, sou o Fundador da Omaha Seguros, tenho 29 anos, sou casado e pai do Ícaro. Trabalho no setor de Planos de Saúde e Odontológicos desde 2016. Sei da importância dos Planos de Saúde, por isso somos corretora de seguros mais bem avaliada do Brasil no Google. Nasci em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro e vim para São Paulo para atuar neste setor. Nosso foco é servir.
Categorizado em:
Unimed Saúde São Paulo
Prevent Senior Saúde
NotreDame Saúde
Bradesco Saúde
SUL AMÉRICA SAÚDE
PORTO SEGURO SAÚDE
Acompanhamos você em cada etapa de sua jornada de saúde. Solicite sua cotação e junte-se a nós para ter acesso a informações úteis e suporte especializado.

Preencha os dados para Solicitar a sua cotação