Continuando as explicações iniciais sobre os Planos de Saúde, hoje abordaremos os Individuais e Familiares.
Eles possuem como característica principal poderem ser feitos diretamente com a Operadora de Planos de Saúde e pelo CPF do cliente.
As grandes operadoras do mercado (Notredame Intermédica, Bradesco, Amil, Sul América) não realizam hoje a contratação deste tipo de Plano. A maior parte das operadoras que trabalham com Planos Individuais são Regionais.
Um ponto muito importante destes planos é que seu reajuste anual é determinado pela ANS. Com isso todas as operadoras, que trabalham nesta modalidade, possuem o mesmo percentual. Em 2019 o reajuste foi de 7,35%.
Eles possuem uma fidelidade de contratação de 1 ano. Caso haja a quebra de contrato com menos de 1 ano, acarretará em multa.
A aceitação é obrigatória, por determinação da ANS. Caso um cliente deseja contratar e possua uma doença pré-existente, ele conseguirá a aceitação, porém com a aplicação de carência de CPT.
A maior parte das operadoras tem determinado uma idade mínima para contratação destes planos. Quem procura um Plano de Saúde, precisa se atentar a este detalhe.
Os Planos Familiares, aonde se incluem mais vidas, possuem um valor por pessoa menor do que os Planos Individuais. O grau de parentesco para a aceitação altera de operadora para operadora.