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Quando são cobradas as multas nos Planos de Saúde

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Sumário

Olá amigos!
Mais uma semana, mais uma carta da Omaha Seguros para você com conteúdo de qualidade sobre Planos de Saúde.

Você sabe quando são cobradas multas nos Planos de Saúde?

Não? Então vem com a gente…

Sempre que vemos uma página de Advocacia ou Reclame Aqui, observamos diversos casos de reclamações de cobranças de multas por parte dos Planos de Saúde.

Para tornar o entendimento mais fácil para todos, vamos explicar o que são boa parte destas multas.

A depender da modalidade de contratação do seu Plano, ele tem um tempo de fidelidade de contratoPlanos Coletivos por Adesão, aqueles feitos por Entidades de Classe, são os únicos que não possuem tempo de fidelidade.

Já os Planos Individuais/Familiares e os Planos por CNPJ, possuem. Este tempo de fidelidade é, na grande parte das operadoras, de 12 meses. Algumas seguradoras, como Bradesco, Sul América e Porto Seguro, possuem este tempo sendo de 24 meses.

Quando se cancela o contrato antes do tempo de fidelidade, é cobrada esta multa por cancelamento.

O valor desta multa varia de operadora para operadora. Normalmente, cobra-se 50% das mensalidades que faltam para completar o tempo de fidelidade. Toda esta questão está redigida no contrato do Plano de Saúde.

Por isso, é importantíssimo que se atende na hora de contratar o seu Plano para saber se ele possui tempo de fidelidade e quanto tempo é. Porque, caso não goste do Plano contratado ou não consiga arcar com os vencimentos, essa multa será cobrada.

Esperamos que tenha gostado deste Post e se ainda tiver dúvidas, chame nossa equipe!

Um forte abraço!
Pedro Manhães – Fundador da Omaha Seguros

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FAQ: Multas nos Planos de Saúde

Todos os planos de saúde têm multa por cancelamento?

Não. Apenas os planos com fidelidade contratual. Planos por Adesão, feitos por entidades de classe, não têm multa.

Quanto tempo de fidelidade tem um plano de saúde?

Geralmente, é de 12 meses. Em operadoras como Bradesco, Sul América e Porto Seguro, o tempo pode ser de 24 meses.

Quando a multa é cobrada?

A multa é aplicada quando o contrato é cancelado antes do fim do período de fidelidade estabelecido no contrato.

Quanto custa a multa de cancelamento?

Depende da operadora. Em muitos casos, a cobrança é de 50% das mensalidades restantes até o fim da fidelidade.

Onde está essa informação no plano?

Todas as regras sobre fidelidade e multa constam no contrato assinado no momento da contratação. É importante ler com atenção.

Posso negociar essa multa?

Depende do caso e da operadora. Em geral, a cobrança é respaldada pelo contrato, mas vale conversar com a operadora antes de qualquer ação.

Como evitar surpresas com a multa?

Antes de contratar, verifique o tempo de fidelidade e as regras de cancelamento com o corretor. A Omaha orienta você sobre todos esses detalhes.


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