Reajustes dos Planos de Saúde: Quais são, quantos são, de onde são?

Um fator que é determinante na manutenção de seu Plano de Saúde é o reajuste. Afinal, você fecha um Plano de Saúde, na maior parte das situações, prioritamente pelo preço.
E este preço acaba alterando, dentro de um ano, e você acaba ficando sem saber o porquê.
Em nossa Newsletter de hoje vamos falar mais sobre este assunto.
Os Planos de Saúde possuem dois tipos de reajustes:
Reajuste por Faixa Etária e Reajuste por Sinistralidade.
Reajuste dos planos de saúde por Faixa Etária
Este reajuste acontece sempre que você muda de faixa etária, e é aplicado no mês de seu aniversário.
As faixas etárias são as seguintes:
- 00 a 18 anos;
- 19 a 23 anos;
- 24 a 28 anos;
- 29 a 33 anos;
- 34 a 38 anos;
- 39 a 43 anos;
- 44 a 48 anos;
- 49 a 53 anos;
- 54 a 58 anos;
- +59 anos.
Então quando você, por exemplo, tem 23 anos e faz 24 anos no mês de Abril, receberá neste mês um reajuste por essa mudança. Mas se você tem 24 e vai fazer 25 em Abril, não sofrerá, porque não houve mudança de faixa etária.
Os percentuais de reajuste das faixas mudam, de acordo com a operadora. Destes reajustes, o mais alto é o de quando se completa 59 anos, por se tratar do último reajuste. Por este motivo, as operadoras aplicam o maior percentual.
Reajuste dos planos de saúde por Reajuste de Sinistralidade
O reajuste de sinistralidade é o que é aplicado todos os anos pelas operadoras, e o que mais gera burburinho. De acordo com a modalidade de contratação de seu Plano, ele acontece em um período do ano.
Reajuste dos Planos de Saúde Individuais
Os Planos Individuais possuem o seu reajuste no aniversário de contrato; os Planos por CNPJ, também possuem seu reajuste no aniversário de contrato; e os Planos por Adesão, possuem seu reajuste em um mês fixo do ano, breviamente determinado pela Administradora de Benefício.
Os percentuais também variam. Os Planos Individuais possuem seu percentual pré-determinado pela ANS – sendo aplicado o mesmo percentual para todas as operadoras.
Reajuste dos Planos de Saúde Empresariais
Os Planos por CNPJ possuem seu percentual determinado por cada operadora. Ela leva em conta o valor do prêmio acumulado (o quanto arrecadou com seus beneficiários) x o quanto gastou com sua base de clientes. Se este número for maior de 70%, eles aplicam a diferença, somada a inflação dos custos-médicos (VCMH). Se for menor do que 70%, aplica-se somente a inflação.
Esta conta também é utilizada pela a ANS para fazer o reajuste dos Planos Individuais e pelas Administradoras de Benefícios para o reajuste dos Planos por Adesão.
Reajuste dos Planos de Saúde por Adesão
Já os Planos por Adesão possuem seu reajuste determinado por sua Administradora de Benefícios, e costumam ter o maior percentual do mercado.
Simples, porém, complexo!
Este é um assunto que é chato, porém é de suma importância. Ainda mais nos tempos que vivemos, de crise econômica e sanitária.
Saber quando será o seu reajuste e quanto será, te dará previsibilidade para se preparar para o futuro, e poderá fazer você economizar um belo dinheiro.
Esperos que tenha gostado desta explicação, e qualquer outra dúvida, fique a vontade em nos chamar.
Um forte abraço!
Omaha Seguros
FAQ: Reajuste dos planos de saúde
Quais são os tipos de reajuste no plano de saúde?
Existem dois tipos: o reajuste por faixa etária, que acontece conforme a idade do beneficiário, e o reajuste por sinistralidade, que é anual e baseado na utilização do plano.
Quando acontece o reajuste por faixa etária?
Esse reajuste é aplicado no mês de aniversário do beneficiário, sempre que ele muda de faixa etária, seguindo uma tabela com 10 faixas definidas pela ANS.
Por que o reajuste aos 59 anos é mais alto?
Porque é o último reajuste por faixa etária. A ANS permite que o valor da última faixa seja, no máximo, seis vezes maior que a primeira, o que gera um impacto maior.
Como funciona o reajuste por sinistralidade?
Ele é calculado com base no quanto a operadora arrecadou e quanto gastou com os atendimentos. Se os custos forem altos, o reajuste também será.
Quem define os reajustes dos planos individuais?
A ANS. Ela calcula um percentual único e o aplica para todos os planos individuais e familiares, independentemente da operadora.
E nos planos por adesão e empresariais, quem define?
Nos planos por adesão, quem define é a administradora de benefícios. Nos empresariais, a operadora calcula com base no desempenho de cada empresa.