Vamos trazer pontos importantes para muitas pessoas que fazem o seu Plano de Saúde familiar pelo CNPJ.
Está chegando a hora da declaração do imposto de renda 2023, e vamos explicar sobre a relação entre a declaração e os Planos de Saúde.
Os planos de saúde Individuais ou por Adesão podem ser declarados no Imposto de Renda de Pessoa Física, podendo ser do títular ou do responsável financeiro.
Os planos de saúde feitos por CNPJ não podem ser declarados na Pessoa Física, somente na Pessoa Jurídica do CNPJ utilizado para contratação.
Se o seu Plano de Saúde foi contratado através de um CNPJ, seja seu ou do local aonde trabalha, as mensalidades do Plano não podem ser declarados em sua IR Pessoa Física, mas sim na Pessoa Jurídica da empresa que contratou o Plano.
Os valores gastos com saúde pagos no particular e que foram solicitados reembolsos e possíveis coparticipações deduzidas do funcionário, de maneira particular, fora do Plano de Saúde, podem ser declarados.
O valor de mensalidade do plano empresarial não poderá ser declarado. Se for declarado, não impactará nem positiva, nem negativamente a sua Declaração, sendo irrelevante.
Estamos à sua disposição sempre para ajudar da melhor forma.