Vantagens do Plano de saúde COM e SEM coparticipação

No universo dos planos de saúde, o entendimento correto das diferentes modalidades disponíveis é crucial. Afinal, esses detalhes podem impactar significativamente o valor da mensalidade, a cobertura de procedimentos e, consequentemente, a satisfação do usuário com o serviço.

Neste contexto, os planos com e sem co-participação surgem como opções com características bem distintas e que, por isso, merecem uma atenção especial na hora da escolha.

Desvendando as Diferenças dos Planos de Saúde COM e SEM Co-participação

A Omaha Seguros, como uma das principais corretoras de planos de saúde no mercado paulista, reconhece a importância de esclarecer essas diferenças para seus clientes.

A transparência é um de nossos principais valores, e acreditamos que um CLIENTE BEM INFORMADO consegue fazer ESCOLHAS MAIS ACERTADAS.

E é justamente com esse objetivo que preparamos este artigo, para te ajudar a entender de uma vez por todas as diferenças entre os planos de saúde com e sem co-participação.

O que é um plano de saúde SEM coparticipação?

Um plano de saúde sem coparticipação é aquele em que o usuário paga uma mensalidade FIXA para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo plano, sem a necessidade de pagar um valor adicional cada vez que utiliza um serviço médico, seja uma consulta, exame ou procedimento.

É uma modalidade que proporciona previsibilidade nos gastos com saúde, já que o usuário sabe EXATAMENTE quanto vai pagar no fim do mês, independentemente de quantas vezes utilizar os serviços de saúde.

Desvantagem dos Planos SEM coparticipação

No entanto, uma desvantagem deste tipo de plano é que a mensalidade costuma ser mais alta em comparação aos planos com coparticipação, devido à ausência de cobranças adicionais.

O que é um plano de saúde COM Coparticipação?

Para quem não conhece, produtos COM Coparticipação são aqueles que tem um valor para cada utilização que você, cliente/beneficiário, faz do seu Plano, além daquele valor que já é pago de mensalidade.

  • Plano de Saúde COM Coparticipação Total: envolve um custo adicional em todos os procedimentos, incluindo consultas, exames e internações.
  • Plano de Saúde COM Coparticipação Parcial: incide custos adicionais somente em terapias específicas, como psicoterapia, fisioterapia e acupuntura.

Nessa modalidade, além da mensalidade fixa, o usuário paga um valor adicional cada vez que realiza um procedimento, como consultas médicas, exames e internações.

As taxas de coparticipação variam de acordo com o plano e o tipo de procedimento.

Benefícios dos Planos de Saúde COM co-participação


O principal benefício deste tipo de plano é que, devido à cobrança adicional por serviço utilizado, a mensalidade tende a ser mais baixa.

Isso pode ser vantajoso para pessoas que não utilizamos serviços de saúde com frequência.

Desvantagem do Plano COM coparticipação

No entanto, a desvantagem é que, em caso de necessidade de muitos procedimentos em um mês, o valor total a ser pago pode ser maior do que o de um plano sem coparticipação.

As diferenças dos Reajustes dos Planos Com e Sem Coparticipação

Todos os Planos de Saúde possuem o reajuste anual de suas mensalidades, que sempre assustam os seus beneficiários.

Em 2023, não foi diferente.

Tivemos recorde no percentual de reajuste e isso tem feito muitas pessoas que possuem um Plano em pensar no cancelamento de seu convênio ou na migração de operadora.

Como reduzir custos do reajuste dos Planos de Saúde em 2023

Uma possibilidade que ajuda na redução dos custos é a mudança de MODALIDADE do Plano de Saúde.

A mudança para a modalidade Com Coparticipação ajudará as todos que sofrerão com este aumento, a encontrar uma redução nos custos.

Porém, o Plano Com Coparticipação ainda não caiu no agrado da maioria das pessoas pelo fato de haver uma cobrança a mais, além da mensalidade, muitas pessoas não vêem como vantajosa essa modalidade.

Existe um outro fator, além da mensalidade mais barata, que favorece os Planos feitos desta maneira. O seu reajuste anual é menor do que os reajustes anuais dos Planos Sem Coparticipação.

Como falamos anteriormente, um fator determinante para a aplicação do reajuste é a sinistralidade da operadora.

Planos Sem Coparticipação possuem esta sinistralidade muito maior do que os Planos Com Coparticipação.

Isso se reflete no percentual de reajuste aplicado.

Planos Com Coparticipação tiveram, em média, um reajuste de 11% em 2023. Enquanto os Planos Sem Coparticipação tiveram de 25%.

Isso, somado a mensalidade mais barata, faz com que a defasagem de preços entre as duas mensalidades seja ainda maior.

Como escolher o Plano de Saúde certo para você e a sua empresa?

Por esse e outros motivos, você que está procurando maneiras de baratear o seu Plano de Saúde, deve olhar com atenção para estes Planos.

Eles podem ser uma ótima, se não, a melhor opção para você poder manter a sua qualidade de atendimento e pagar bem menos em seu Plano.

Você gostaria de saber mais sobre este tipo de Plano? Converse com o time da Omaha. Estamos sempre à sua disposição para ajudar!

Unimed Saúde São Paulo
Prevent Senior Saúde
NotreDame Saúde
Bradesco Saúde
SUL AMÉRICA SAÚDE
PORTO SEGURO SAÚDE
Avaliações
O que falam da Omaha Seguros

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhamos você em cada etapa de sua jornada de saúde. Solicite sua cotação e junte-se a nós para ter acesso a informações úteis e suporte especializado.

Preencha os dados para Solicitar a sua cotação